Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/21 às 9h44 - Atualizado em 1/10/21 às 9h44

Qualidade de vida para os servidores da DF Legal

 

Muito mais do que uma política passageira, a qualidade de vida tem se tornado política de Estado no Governo do Distrito Federal (GDF) e acaba de ser inserido no contexto diário da Secretaria DF Legal. Coordenada pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia, o programa foi apresentado durante uma palestra, nesta quinta-feira (30), aos servidores, na sede da pasta.

 

No mesmo evento, foi anunciado pelo secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, que as medidas para a inserção do programa no órgão já começaram.

 

O programa voltado para a melhoria da qualidade de trabalho e do cotidiano pessoal dos servidores foi criado em junho do ano passado e possui ações que vão desde apoio na educação superior, às mães que precisam levar seus filhos pequenos para creches, academia, clube de descontos, sala de descompressão – um espaço para o descanso dos servidores – entre outros.

 

Além disso, as ações contam com uma caravana itinerante. Uma carreta estaciona na administração, de acordo com um calendário estipulado pela Sequali, com exames clínicos.

 

A chegada do programa à DF Legal foi comemorada pelo secretário Cristiano Mangueira. “Essa caravana vem desenvolver a qualidade de vida no trabalho da nossa secretaria, investir nos profissionais e consequentemente na melhoria da instituição como um todo”.

 

 

Mangueira destacou ainda que em gestões passadas, por conta de ações de gestores, muitos foram os servidores que acabaram precisando se afastar. “Não há nada pior do que não ter o sentimento de pertencimento ao lugar que se trabalha. Lideranças ácidas prejudicam a todos. Investir em pessoas é o caminho para o sucesso de qualquer órgão”, afirma.

 

A secretária executiva da Sequali, da Secretaria de Economia, Adriana Barbosa Rocha de Faria, explica que o objetivo do programa é que o desenvolvimento das ações seja transformado em política de Estado e não apenas de um governo, valorizando o servidor e não apenas a estrutura funcional.

 

“O compromisso que a gente tem é de transformar a política de valorização e qualidade de vida em um patrimônio dos servidores. A Sequali fica com a atribuição macro de desenvolver as diretrizes de políticas para a qualidade de vida e valorização do servidor”, afirma a secretária executiva.

 

Parcerias

 

A secretária apontou ainda que o governo possui algumas dificuldades para alcançar os cerca de 200 mil servidores, mas que estendendo a missão aos demais órgãos será possível fazer com que os servidores possam ter acesso.

 

 

“A Sequali desenvolve as políticas de qualidade de vida dos servidores. São quase 200 mil e é muito difícil alcançar as pessoas da ponta. Por isso estamos buscando esse contato, para que todos tenham esse programa como patrimônio do serviço público, para que outros governos não venham tirar isso de nós. As pessoas são nosso principal patrimônio. Não existe serviço público sem elas”, destaca Adriana Barbosa.

 

Medidas já começaram a ser adotadas

 

Ao secretário da DF Legal, Adriana apresentou ainda um selo para aqueles órgãos que implantarem programas para os servidores, como já existem na própria Secretaria de Economia, como a academia do servidor, onde são ministradas aulas de artes-marciais e de ginástica laboral, e a sala de descompressão, que conta com equipamentos como uma cadeira massageadora e puffs para que os servidores possam relaxar, durante o expediente.

 

A resposta do chefe da pasta foi imediata: “A DF Legal, consciente da importância desse trabalho, aprovou, recentemente, o Plano de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da DF Legal (PDVAP), que visa promover o desenvolvimento da Qualidade de Vida dentro deste órgão. Por esse motivo, vamos aderir a ata da Secretaria de Economia, a fim de instalarmos aqui uma sala de descompressão, a exemplo do que já existe lá e alcançarmos o selo”, conclui Cristiano Mangueira.

Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DF LEGAL

SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)