Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/21 às 17h29 - Atualizado em 24/11/21 às 17h37

Ouvidoria da DF Legal recebe o troféu de melhores práticas em ouvidoria pela CGDF

 

Na tarde dessa terça (23), foram entregues os troféus da sexta edição do Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública organizado pela Ouvidoria-Geral do DF (OGDF), órgão subordinado a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), onde a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), foi agraciada com a premiação na categoria “Ouvidoria como ferramenta de gestão”.

 
Dentre as 90 ouvidorias existentes no Distrito Federal, além da DF Legal foram premiadas, dentre elas: Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Secretaria de Economia DF, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) receberam troféus.
 

 
Os principais objetivos desse Concurso são de estimular, reconhecer, fortalecer e premiar as ações implementadas pelas ouvidorias do GDF no sentido de melhoria dos serviços para a população.

 
O Controlador-Geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson, deu início as premiações agradecendo ao trabalho desempenhado por todas as Ouvidorias do Distrito Federal e complementa “O período de pandemia está sendo bem difícil, mas essa experiência trouxe ensinamentos e inovações para todos os setores, assim como as Ouvidorias”.
 

A Secretaria da DF Legal estreou na premiação, sendo escolhida na categoria da análise quantitativa e qualitativa de manifestações com o objetivo de controle e planejamento de ações de fiscalização. O Secretário-Executivo da DF Legal Valtersom Silva comemora o recebimento do prêmio e expõe “A excelência está no sangue de todos os servidores e colaboradores da DF Legal. Estamos buscando novas formas de atender as demandas da população”.

 
É válido ressaltar que o papel da ouvidoria é ser o canal de relacionamento direto entre governo e cidadão, e a Ouvidoria da DF Legal atua, também, como uma Ouvidoria Especializada para facilitar o contato entre os cidadãos e o Governo do Distrito Federal, atuando no âmbito das questões que envolvam sua área de competência, como a proteção da ordem urbanística que consiste na: fiscalização de obras irregulares, estabelecimentos comerciais não licenciados, ambulantes e trailers e entulhos e resíduos dispostos indevidamente em área pública.

 
Nesse ano, até o mês de outubro, a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal recebeu 23.365 manifestações. Desse total, 75,8% das demandas já foram respondidas. As manifestações mais recorrentes são de invasão de área pública e a fiscalização Coronavírus (estabelecimentos em geral), que totalizam 49,8% das manifestações recebidas pela DF Legal.

 
Após a entrega da premiação, o Controlador Geral do DF Paulo Wanderson se manifestou “Esse Concurso existe para reconhecer e celebrar as Ouvidorias. O principal objetivo é estimular as boas práticas para que isso se reflita no melhor atendimento as demandas de ouvidoria”.

 

Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DF LEGAL

SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)