18/11/21 às 16h12 - Atualizado em 22/11/21 às 14h27

DF Legal reúne órgãos participantes da Força Tarefa contra Covid-19

A DF Legal, por meio da Subsecretaria de Fiscalização de Atividades Econômicas (Sufae), realizou, nesta quarta-feira (17), uma reunião de confraternização entre os constituintes da Força Tarefa de Combate à Covid-19. Órgãos como o Instituto Brasília Ambiental (Ibram),Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Vigilância Sanitária (Visa) e Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), estiveram presentes no evento.

A confraternização foi feita como uma forma de reconhecer a integração e agradecer o ótimo desempenho que os órgãos vêm desenvolvendo durante o período de pandemia. Graças a união dos órgãos constituintes da Força-Tarefa, “mais de dois milhões de vistorias foram feitas, objetivando salvar vidas”, enfatiza o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

A Força-Tarefa contra a Covid-19, iniciada em março do ano passado, tem como objetivo averiguar o cumprimento do Decreto n° 40.648/2020, que desde o final de abril do ano passado vem determinando a obrigatoriedade da utilização da máscara em locais públicos fechados e estabelecimentos comerciais, além de restrições de atividades e horários de circulação e funcionamento.

Os agentes da Força-Tarefa se expuseram ao risco, para que a população conseguisse passar por esse período de maneira mais segura e rápida possível, onde os objetivos não se limitam na realização de vistorias, o principal foco desse trabalho é proteger a população, evitando o contágio e propagação dessa doença que já tirou mais de 10 mil vidas no Distrito Federal.

“Na terça-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal apurou que não houve óbitos no dia, esse cenário, entre outros motivos se deve ao trabalho de prevenção realizado pela Força-Tarefa contra Covid-19”, explica Hercules Gomes Diretor da Vigilância Sanitária sobre o impacto das operações na queda de óbitos pela doença no Distrito Federal.

Em um ano e oito meses, as ações desempenham papel importante em várias áreas da sociedade, a atuação da Força-Tarefa e sua presença constante nas cidades do DF com foco na Ordem Pública, ajudaram a diminuir alguns índices de criminalidade a valores de 20 anos atrás, como explica o Coronel e Subsecretário de Operações integradas da SSP/DF, Fábio Augusto. “A missão da força tarefa é dura, mas com essa Força-Tarefa nós podemos agir no início da desordem, pois se permitirmos que a mesma continue, ela se transforma em violações de maior impacto para a sociedade, tanto na segurança, quanto na saúde”.

O trabalho em conjunto com vários órgãos, foi o diferencial para que a Força-Tarefa alcançasse seu propósito em averiguar o cumprimento das medidas de enfrentamento a Covid-19, com isso ajudou a diminuir a procura por leitos hospitalares e consequentemente, salvar vidas.

“Essa fiscalização é responsável por proteger a vida das pessoas, evitando que as situações de risco, tais como aglomerações, causem danos para toda a comunidade” descreve Francinaldo Oliveira, Subsecretário de Fiscalização das Atividades Econômicas (Sufae).