O contribuinte que precisa usufruir dos serviços da Secretaria DF Legal pode encontrar vários deles próximo aos seus endereços, sem precisar se deslocar até a sede do órgão, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) ou, ainda, no site da DF Legal. Isso porque a pasta conta com unidades em várias regiões administrativas e formulários no próprio em sua página na internet.
Além da sede localizada no SIA Trecho 3, a DF Legal também oferta atendimentos nos núcleos regionais localizados nas administrações regionais de: Ceilândia, Brasília, Gama, Lago Norte, Lago Sul, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga. (Confira abaixo os endereços)
O atendimento ao público na sede é de 8h ás 18h. Já nos núcleos de atendimento, os horários são adequados ao funcionamento de cada uma das administrações.
Segundo a diretora de Atendimento ao Cidadão Jaqueline Silva, “Às vezes o contribuinte se desloca de muito longe sem necessidade, pois, os mesmos serviços ofertados na sede também estão disponíveis nos núcleos regionais próximo a eles. Muitas vezes isso ocorre por falta de conhecimento. A DF Legal procura estar próxima das pessoas, por isso, é importante que, antes de sair de casa, o contribuinte procure se informar sobre onde fica o núcleo mais próximo”.
A secretaria registra também alta demanda de atendimentos por telefone. O canal é utilizado pela população para sanar dúvidas e prepará-los para o atendimento nas unidades. Já no site, é possível acessar aos formulários, listagem de documentos necessários ao atendimento e é possível imprimir os boletos de taxas do ano de 2022.
A Secretaria DF Legal oferece ao público uma pluralidade de serviços e para auxiliar a população, dentre eles:
Recursos administrativo;
Prorrogação de prazos;
Pedido de impugnação;
Consulta de nada consta;
Lançamento de revisão, remissão e suspensão de cobranças;
Desembargo;
Desinterdição, reconsideração, prescrição e redução de valor de multa;
Comprovação de pagamento;
Alteração de endereço;
Parcelamento de débitos.
Buscando facilitar o acesso aos serviços, a secretaria estuda a disponibilização de peticionamento eletrônico, através do site. A ação visa diminuir as filas e a espera nas unidades de atendimentos.
A pasta conta também com canais de informação, como a Carta de Serviços, onde o contribuinte pode entender melhor como cada serviço é ofertado. Nela são encontradas informações sobre:
Certidão de Débitos
Taxa de Execução de Obras – TEO
Taxa de Funcionamento de Estabelecimento – TFE
PREÇO PÚBLICO
Devoluções de Bens/Mercadorias Apreendidas
Emissão de Boletos e 2ª Via de Boletos
Parcelamento de Débitos
Recursos Administrativos
Reconsideração das Exigências Listadas no Relatório de Vistoria de Habite-se – RVH
E-SIC
Imprima sua carta
Informações
Confira a lista de endereços abaixo:
DF LEGAL
SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)