Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/20 às 12h52 - Atualizado em 29/06/20 às 12h59

População adere ao uso de máscaras e DF autua 57 casos de infração

O Governo do Distrito Federal já expediu 57 autos de infração pelo não uso de máscaras, de acordo com o DF Legal, que aplica as multas junto com outros dois órgãos (Semob e Vigilância Sanitária). Eles fazem parte da força-tarefa de fiscalização no combate à Covid-19 desde 18 maio, quando o decreto passou a ter validade. Os números são reflexo de operações intensivas como as realizadas na manhã desta sexta-feira (26), no Riacho Fundo II.

Segundo o secretário Gutemberg Tosatte, titular do DF Legal, todos os dias são realizadas, em média, de 10 a 12 operações do tipo pelo Distrito Federal, divididas em dois turnos. “As equipes começam às 7h e só terminam às 2h da manhã”, detalha. “São lugares aonde já ocorriam essas operações e que o governador pediu, pessoalmente, para que fossem intensificadas”, explica.

De um modo geral, a população do Riacho Fundo II tem aderido às determinações do governador Ibaneis Rocha, bastante criterioso nesse tipo de situação e com direito à cobrança por uma atuação enérgica e intensiva dos órgãos de fiscalização e apoio. De acordo com a administradora regional, Ana Maria da Silva, a população local tem atendido ao apelo do governo.

“É de suma importância o trabalho educativo e a abordagem que fazemos diariamente junto à comunidade. A população foi absorvendo a necessidade do uso de máscara e do isolamento”, avalia. “As pessoas têm que aprender a cuidar melhor de suas vidas e da vida dos outros”, concordou a aposentada Socorro Dias da Silva, 63
anos.

Força-tarefa

A ação na manhã desta sexta-feira (26) contou com a participação da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e de servidores da Administração Regional. A força-tarefa percorreu a principal avenida da cidade, ponto central dos comércios, com o objetivo de saber se os donos dos estabelecimentos e a comunidade estavam seguindo à risca, o decreto de segurança do GDF no combate à Covid-19.

Teve gente que foi flagrado circulando sem máscara e levou um puxão de orelha dos fiscais. “A obrigatoriedade da máscara é importante porque protege não apenas você, mas quem está do seu lado”, alertou o agente para um pedestre. O jovem, que circulava sem o uso de equipamento de proteção, chegou a pedir desculpas à equipe.

Fonte: Agência Brasília

Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - Governo de Brasília

DF LEGAL

SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)