Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/20 às 12h09 - Atualizado em 2/06/20 às 12h28

Artigo: “Nova missão pela cidade”

Nova missão pela cidade

 

GUTEMBERG TOSATTE – Secretário da Secretaria DF Legal 

 

Humanizar. Tornar-se benéfico, ter a missão compreendida. Palavras que parecem simples, mas que carregam um significado gigantesco para a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal). Criada há um ano, a DF Legal nascia com a promessa do governador Ibaneis Rocha de continuar o que já era feito, mas fazê-lo de forma diferente. Foi tema de reportagem nacional, a qual dizia que o chefe do Executivo havia acabado com a fiscalização no Distrito Federal. Ledo engano. A missão da secretaria é muito maior. É estar mais próxima do cidadão, ser ouvinte, proteger, conciliar, trazer respostas e punir só quando necessário. Afinal, a boa cidade precisa dos protetores para coibir condutas fora da lei.

Com a DF Legal nascem novos hábitos e comportamentos, uma cultura organizacional diferente com foco no tratamento humanizado, respeito e urbanidade durante as ações de fiscalização. A missão da secretaria é orientar e conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio público, ao fiscalizar ocupações irregulares e invasões; limpeza da cidade, ao fiscalizar entulhos, resíduos, caçambas e containers; acessibilidade, ao inspecionar calçadas e rampas de acesso; legalidade, ao monitorar o comércio, as obras e os resíduos sólidos; e sobre os danos causados pela poluição visual, ao fiscalizar faixas, placas e outdoors. Acima de tudo, a DF Legal tem a missão de proteger a cidade para que ela funcione plenamente e possa oferecer qualidade de vida aos moradores.

O Projeto DF Legal nas escolas vai apresentar à comunidade escolar o importante trabalho desenvolvido pela secretaria, em nova perspectiva, conscientizando as crianças sobre a importância do respeito aos espaços públicos e dos cuidados com a ocupação, conservação e limpeza das áreas de circulação e convivência. Por meio de palestras, vídeos educativos, debates, ações sociais, teatro, música e outros meios utilizados no processo de aprendizagem, serão introduzidos temas como cidadania, patrimônio público e sustentabilidade. A secretaria tem o compromisso de contribuir para despertar desde cedo a conscientização sobre a importância desses temas para que as crianças se tornem agentes multiplicadores.

No tempo em que o mundo inteiro parou por causa da pandemia do coronavírus, a Secretaria DF Legal tornou-se importante parceira dos cidadãos na proteção contra o novo vírus. Cabe a ela a missão de fiscalizar o funcionamento do comércio no DF, orientando e advertindo a população, com o objetivo de garantir o isolamento social e a mitigação do contágio. E agora cabe a ela também coordenar e executar a fiscalização do uso de máscaras. Tarefas que não são fáceis ou muito aceitas por parte da população, mas tudo com um propósito maior: salvaguardar vidas.

Nossos auditores, inspetores fiscais e colaboradores estão nas ruas, 20 horas por dia, faça chuva ou sol, deixando suas casas e se expondo aos riscos porque sabem que é uma importante missão. Um trabalho que, muitas vezes, passa despercebido, mas que mantém a ordem da cidade e preserva vidas.

Outra missão da DF Legal é manter Brasília mais protegida. Invasões de área pública, parcelamentos irregulares do solo ou, numa linguagem mais popular, a grilagem de terra, representam certamente desafio para o crescimento sustentável do Distrito Federal. Uma cidade que nasceu planejada, com um projeto urbanístico inovador, à frente de seu tempo, com uma modernidade que muito orgulha os brasilienses, merece ser especialmente cuidada. O trabalho da Secretaria DF Legal, com os demais órgãos de gestão urbana, é
fundamental para evitar o crescimento desordenado e ilegal, cada vez mais corriqueiro em cidades brasileiras.

Acreditamos que os cidadãos de bem também querem uma cidade mais limpa, organizada, sustentável e segura para si e para os familiares. E a DF Legal está aqui, consciente de seu papel e pronta para agir. Juntos, seguimos com nosso mister que é a proteção da ordem urbanística do Distrito Federal.


FONTE: Correio Braziliense – Edição de 02/06/20

 

 

 

Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - Governo de Brasília

DF LEGAL

SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)