24/06/20 às 11h33 - Atualizado em 24/06/20 às 11h36

DF LEGAL participa da Operação “Vita Salutem” na Estrutural

Como parte das ações que integram a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas no Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) lançou, na noite desta terça-feira (23), a Operação “Vita Salutem”  (Proteção de Vidas). O lançamento ocorreu na Estrutural com a presença de representantes das forças de segurança e órgãos envolvidos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).  O objetivo é reduzir índices criminais em regiões do Distrito Federal com foco no combate ao tráfico de substâncias entorpecentes.

No decorrer da semana, sob a coordenação da SSP/DF, instituições, agências e órgãos nos eixos da segurança, mobilidade, fiscalização e prestação de serviços públicos farão ações com o esse intuito. A Semana Nacional é uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e termina na próxima sexta-feira (26) –  Dia Internacional de Combate às Drogas.

“A operação está sendo realizada de forma integrada para que, desta forma, possamos alcançar resultados ainda mais eficientes. No último final de semana iniciamos ações operacionais e de inteligência pontuais com as instituições parceiras. Esta operação ocorre de forma corriqueira, mas nesta semana estamos focando no combate ao tráfico de drogas.  A participação do DF Legal é para fiscalizar o uso de máscara e funcionamento de estabelecimentos comerciais”, explicou o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

O secretário do DF Legal, Gutemberg Tosatte, explicou a atuação do órgão no decorrer da ação. “Dentro de nossas atribuições, vamos auxiliar na fiscalização de comércios, se podem estar funcionando, se possuem licenciamento e também orientar a todos quanto a importância do uso de máscaras”.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o policiamento ostensivo e preventivo. O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) irá acompanhar todas as ações. Durante a operação na Estrutural foram realizadas vinte abordagens e apreensão de um celular que havia sido furtado.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) dará apoio com a confirmação de identidade e também dando cumprimento a mandados de prisão. “A Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e demais delegacias de área darão apoio à operação e durante a semana, com ações voltadas especificamente para a retirada de drogas de circulação”, explicou o coordenador da Cord, o delegado Rogério Henrique Oliveira.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF), juntamente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) farão pontos de bloqueio e controle de trânsito nos acessos às cidades definidas como área de interesse operacional.

Operação ocorre desde sexta

Apesar do lançamento ocorrer na terça-feira, a Operação começou última sexta-feira (19) e passou pelas cidades de São Sebastião, Ceilândia e Sol Nascente. Durante quatro dias, mais de duzentas pessoas foram a bordadas pela PMDF. Onze estabelecimentos foram fechados e um interditado pelo DF LEGAL por não cumprirem as normas. O Detran notificou cinquenta motoristas e o Departamento de Estadas de Rodagem (DER/DF) também apoiou a operação. A PCDF averiguou vinte e oito mandados de prisão e busca de veículos.

De acordo com o subsecretário de Operações Integradas, coronel Márcio Vasconcelos, a ação de multiagências reuniu esforço operacional necessário. “A atuação de todos mostra a excelente relação e a integração existente entre os órgãos demonstrando o compromisso de todos com a população do DF”.

Por: Ascom SSP com informações do DF LEGAL

Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - Governo de Brasília